quinta-feira, 8 de março de 2012

8 de Março

Finalmente atualizando o blog, na verdade vou "respostar" esse texto que não é meu,nem da Suelen ou da Joyce,tirei de um blog e fala sobre o dia internacional da mulher e de algumas atividades que vão acontecer hoje em quase todo Brasil,para "comemorar" essa importante data.
8 de março não é um dia para se ficar no silêncio. A lista abaixo não é completa. Nem se pretende – afinal, nos dias de edição em tempo real, nenhuma lista é completa, correta, absoluta. Nossa ideia é somente registrar aqui a quantidade de manifestações que ocorre neste dia.
- Quem sabe você não se anima e comparece?
- Ah, você já irá?, me desculpa.
NOTA 1: Caso decida comparecer a algum dos eventos abaixo, é legal conferir se o local e horário estão atualizados (e se encontrar alguma errata, avisa!).
NOTA 2: Estas manifestações são organizadas por um sem número de movimentos, entidades, grupos, coletivos. Assim é importante ressaltar que as Blogueiras Feministas não organizam estas manifestações (quem o dera!), apenas estamos auxiliando na divulgação (ué, não é isso que um blogueiro faz?). Mas tenha a certeza que muitxs de nós estaremos em ruas plenas neste dia!
Aracaju – SE
  • Calçadão Popular do Dia da Mulher. Dia 09/03 às 14h, Rua João Pessoa com rua Geru, em frente à Caixa Econômica.
Belém – PA
  • Caminhada “Nosso Corpo, Nossa autonomia, Nosso Território”. Organização do Fórum de Mulheres, movimentos sociais e outras entidades. Concentração às 9h, em frente ao Tribunal de Contas, Av. Quintino esquina com a Av. Nazaré.
  • Ato na UFPA, Semana dos Calouros. Organização do DCE-UFPA, Movimentos sociais e outras entidades. Concentração às 14h na UFPA, Campus Guamá.
Belo Horizonte – MG
  • Ato e Passeata. 15h, concentração na Praça da Estação. Percurso termina às 17:30 na Praça Sete. Quem convida são várias entidades, 
  • NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da UFMG também organizará programação. Destaque para a mesa redonda no dia 9, às 10h.
Brasília – DF
Curitiba – PR
Fortaleza – CE
  • Caminhada Estadual das Mulheres, com o tema: “Mulheres em luta contra o patriarcado, o racismo e o capitalismo”. Concentração às 16h, no Parque do Cocó.
Juiz de Fora – MG
  • A partir das 10h – Exposição e distribuição de material da Marcha Mundial das Mulheres - Discotecagem. 14h30 – Varal de poesia com Larissa Andrioli e Laura Assis, da FALE / Eco Performances Poéticas. 16h30 – Oficina de cartazes sobre a mercantilização da vida e do corpo das mulheres. - Oficina de Stêncil (intervenção urbana). - Produção de fanzine. Local: UFJF – no teatro de arena, frente ao jardim sensorial. 
Recife – PE
  • Diversas atividades no Museu da Abolição, das 13h às 19h. Apresentações, sessões de cinema, saúde da mulher, yoga e outras mais.
  • Curta Doze e Meia apresenta programação em homenagem a data com o tema Mundo das Mulheres – exibição de “Eu e Crocodilos”, “Visita Íntima”, “Dalva”, “Eh Pagu, eh!” e “O Pedido”, seguida de bate-papo com a cineasta Adelina Pontual. 12:30h, grátis, Auditório do Centro Cultural Correios.
Rio de Janeiro – RJ
  • Manifestação. Concentração às 12h, Largo da Carioca, com bandeiras, cartazes, panfletos. Às 18h haverá a caminhada pela Cinelândia até as escadarias da Câmara dos Vereadores. Convidam diversas entidades.
  • Saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos. Das 9h às 13h, evento no Mercadão de Madureira – Subúrbio do Rio, uma parceria entre a Associação de Moradores de Cavalcanti e da AMB Rio.
Salvador – BA
  • Tradicional Marcha das Mulheres, que é realizada todos os anos no Dia Internacional da Mulher, no Centro de Salvador. Em 2012 não será diferente e a concentração está marcada para quinta-feira (8/3), ás 16h, no Campo Grande.
São Leopoldo – RS
  • A Prefeitura de São Leopoldo traz várias atividades com o tema “Mais Mulheres no Poder”. Realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) com apoio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de São Leopoldo (SMPM).
São Paulo – SP
  • Ato e Passeata – Concentração às 14h na Praça da Sé. Convidam: diversas entidades e coletivos.
Teresina – PI
  • Dia 07 de março, debate no IFPI, às 18h. Dia 08 de março, ato público/passeata às 8h, concentração na Praça do Fripisa.
Vitória – ES
  • Marcha das mulheres do Espírito Santo pelo fim das violências contra a mulher, às 13 hs na Praça Costa Pereira (Centro da Cidade).

Nenhum comentário: